segunda-feira, 9 de março de 2009

Atividades 2º ano Leon Renault

Antes de começar a atividade é importante relembrarmos a história recente da guerra no Iraque. Procure no google informações a respeito da invasão americana no Iraque em 2003 e faça uma leitura crítica e detalhada deste acontecimento.

1) Ler atentamente a crônica, sob forma dialogal, abaixo:

Diálogo entre pai e filho
Frei Betto

- Pai, por que o nosso país invadiu o Iraque? – perguntou Billy, de 8 anos.- Lá tinha armas de destruição em massa.- Mas a TV disse que os inspetores não acharam nada.- Os iraquianos esconderam. E nosso governo sabe que invasões funcionam mais que inspeções.- Se tinham tais armas, por que não usaram quando atacamos?- Para que ninguém soubesse que eles têm as armas. Preferem morrer a defender-se.- Como um povo pode preferir morrer a defender-se?- A cultura deles é diferente. Preferem morrer e ir logo para junto de Alá. E lembre-se de que Saddam Hussein era um cruel ditador.- Como cruel?- Torturava e matava gente.- Como na China comunista?- A China é diferente, seu povo trabalha para as nossas empresas, reduzindo os custos da produção e aumentando nossos lucros.- Mas a China não é comunista?- É.- E os comunistas não são maus?- Só os comunistas da Coréia do Norte e de Cuba, que prendem e torturam gente.- Como fazemos em Bagdá?- É diferente. Nós prendemos e torturamos em defesa dos direitos humanos e da liberdade.- Foi o que fizemos no Afeganistão?- Lá foi por causa do Osama Bin Laden.- Ele é afegão?- Não, é saudita.- Como os 15 dos 19 seqüestradores suicidas do 11 de setembro?- Sim.- E por que não invadimos a Arábia Saudita?- Porque o governo de lá é nosso amigo.- Como era Saddam em 1980, ao combater o Irã?- Sim, quem combate o nosso inimigo é nosso amigo.- E por que temos inimigos?- Porque muitos povos têm inveja do nosso progresso.- Mas, pai, inveja não é problema do invejoso?- O invejoso de hoje pode virar um terrorista de amanhã.- O que é um terrorista?- É uma pessoa que não pensa como nós pensamos.- Mas não defendemos a liberdade de opinião?- Só a que não vai contra a nossa opinião.- O Iraque nos atacou?- Não, mas agora fazemos guerras preventivas, evitamos o mal antes que a semente dele caia na terra.- Nós é que produzimos as armas empregadas nas guerras?- Boa parte delas, pois a guerra favorece nossa economia.- Quer dizer que ficamos ricos às custas da morte de outros povos?- É a lógica do mercado.- Mas, pai, uma vida humana não vale mais que um míssil? Não foi isso que você me ensinou?- Teoricamente, sim, mas na prática não é assim. Para o mercado, só tem valor a vida que está dentro dele, a do consumidor.- E as outras vidas?- Filho, nada em excesso é bom. Muito vento causa furacão; muita água, enchente; muitas bocas, fome.- Quer dizer que nós matamos como Saddam e o Talibã matavam?- Nós matamos a favor da liberdade; eles, contra.- Inclusive crianças como eu?- Você não é como elas. Não temos culpa de os nossos inimigos terem filhos.- Deus aprova isso?- Sim, nosso presidente fala diretamente com Deus.- Como assim?- Ele escuta a voz divina em sua cabeça. Deus o elegeu para fazer a guerra do bem contra o mal.- Mas Deus e Alá não são a mesma pessoa?- Billy, chega de perguntas. E, por favor, não confunda o nosso Deus com o deles...
(Estado de Minas, Cultura, p.10, 30/09/04)
2) O texto acima é exemplar para entendermos o que se denomina argumentação: na discussão política entre um pai e o seu precoce filho de 08 anos, é possível percebermos que Billy não é um interlocutor qualquer.
Em diversos pontos, a argumentação de Billy é mais coerente e madura do que a de seu pai. Identifique alguns desses fragmentos.
3) Freqüentemente, Billy introduz suas falas pelo conectivo mas ( que, como todas as conjunções coordenativas, é retrojetiva, isto é, aponta para algo que veio antes). Ao fazê-lo, o que se pode perceber das perguntas de Billy?
4) O pai de Billy, em sua fraca argumentação, nos dá exemplos de verdadeiros paradoxos. Identifique algum(-ns) deles e discuta com seu grupo:
paradoxo - afirmação ou opinião que, à primeira vista, parece ser contraditória, mas na realidade expressa uma realidade possível; contra-senso.
5) A discussão entre pai e filho nos deixa entrever uma série de “imagens” (resentações) que o mundo inteiro construiu dos Estados Unidos, devido a sua teimosia em atacar o Iraque, desconsiderando recomendações da ONU (e de outras instâncias políticas). Faça uma listagem de trechos que mostram essa representação:
Ex: - Valorizam apenas “a vida que está dentro do mercado”, isto é, o consumidor;
6) Pesquisa em grupo: em nome da religião, muitos matam e justificam seus atos de crueldade. O texto opõe a religião católica e a islâmica. Procurem saber a respeito dos fundamentos de cada uma e avaliem a fala final do pai de Billy:
“E, por favor, não confunda o nosso Deus com o deles...”

Roteiro de Atividade: Argumentação e contra-argumentação: texto dialogalCurrículo Básico Comum - Língua Portuguesa Ensino Médio
Autor(a): Ev’ Ângela Batista Rodrigues de Barros
Adaptação Elck Marra Neto

52 comentários:

Prof. Ademar Oliveira de Lima disse...

Muito bom! Abraço colega! Ademar.

Anônimo disse...

Grupo:Gustavo Ramon Eduardo
sala:201

N:2
Um desses fragmentos é a perte q ele diz:
-Mas, pai, uma vida humana não vale mais que um míssil? Não foi isso que você me ensinou?

N:3
Ele nao concorda com as adversidades do que lhe foi ensinado com o q esta acontecendo no iraque.

N:4
-Mas, pai, inveja não é problema do invejoso?- (O invejoso de hoje pode virar um terrorista de amanhã)
-Quer dizer que nós matamos como Saddam e o Talibã matavam?- Nós matamos a favor da liberdade; eles, contra.
- Inclusive crianças como eu?- Você não é como elas.

N:5
-Mas, pai, uma vida humana não vale mais que um míssil? Não foi isso que você me ensinou?
-Não temos culpa de os nossos inimigos terem filhos.- Deus aprova isso?- Sim, nosso presidente fala diretamente com Deus.
-Nós é que produzimos as armas empregadas nas guerras?- Boa parte delas, pois a guerra favorece nossa economia

N:6
O Deus é o mesmo.
Apenas mudam as crençpas e o nome

Anônimo disse...

sala 201 aluna oneide e waldeania

respostas.
2 Mas a TV disse que os inspetores não acharam nada.- Os iraquianos esconderam. E nosso governo sabe que invasões funcionam mais que inspeções.- Se tinham tais armas, por que não usaram quando atacamos?- Para que ninguém soubesse que eles têm as armas. Preferem morrer a defender-se.- Como um povo pode preferir morrer a defender-se?- A cultura deles é diferente. Preferem morrer e ir logo para junto de Alá

3 billy quer mostrar que o pai esta errado em seus pontos de vista.

4Deus aprova isso?- Sim, nosso presidente fala diretamente com Deus.- Como assim?- Ele escuta a voz divina em sua cabeça. Deus o elegeu para fazer a guerra do bem contra o mal.- Mas Deus e Alá não são a mesma pessoa?- Billy, chega de perguntas. E, por favor, não confunda o nosso Deus com o deles...

5Boa parte delas, pois a guerra favorece nossa economia.- Quer dizer que ficamos ricos às custas da morte de outros povos?- É a lógica do mercado.- Mas, pai, uma vida humana não vale mais que um míssil? Não foi isso que você me ensinou?- Teoricamente, sim, mas na prática não é assim. Para o mercado, só tem valor a vida que está dentro dele, a do consumidor.-

6 por favor, não confunda o nosso Deus com o deles...
para nós o Deus é unico e nunca se viu falar em religiao alguma que Deus quer a guerre,armas,injustiças ou quer mal usando o sue nome.
poi para todos os religiosos Deus é paz justiça,amor e principalmente VIDA.

Anônimo disse...

Christiano e Charles

2) Pai, por que o nosso país invadiu o Iraque? – perguntou Billy, de 8 anos.- Lá tinha armas de destruição em massa.- Mas a TV disse que os inspetores não acharam nada.- Os iraquianos esconderam. E nosso governo sabe que invasões funcionam mais que inspeções.


3) Billy fica querendo saber o passado para que esses paises ficar entre guerra, ele que sabe como tudo começo.


4)A cultura deles é diferente. Preferem morrer e ir logo para junto de Alá. E lembre-se de que Saddam Hussein era um cruel ditador.- Como cruel?- Torturava e matava gente.-
E os comunistas não são maus?- Só os comunistas da Coréia do Norte e de Cuba, que prendem e torturam gente.- Como fazemos em Bagdá?- É diferente. Nós prendemos e torturamos em defesa dos direitos humanos e da liberdade.


5)E por que temos inimigos?- Porque muitos povos têm inveja do nosso progresso.- Mas, pai, inveja não é problema do invejoso?- O invejoso de hoje pode virar um terrorista de amanhã.


6)O Deus do islamica provoca a guerra e o Deus dos catolicos a paz.

“E, por favor, não confunda o nosso Deus com o deles...”
Pai de Billy fala essa frase para que ele nao pense como um terrorista do iraque ou estados unidos.

Christiano e Charles

Anônimo disse...

Integrantes:
Gustavo Nascimento Solar
Thiago da Silveira
Wellington Eduardo
Evandro
Fraderico

Respostas:

2.:Se tinham tais armas, por que não usaram quando atacamos?
omo um povo pode preferir morrer a defender-se?
Mas, pai, uma vida humana não vale mais que um míssil?Não foi isso que você me ensinou?



3.: Indica que apesar de sua idade ( 08 anos ) esta sempre atento nas situacoes do seu pais e fatos corridos em varios outros do mundo.


4.:Como cruel?- Torturava e matava gente.- Como na China comunista?- A China é diferente, seu povo trabalha para as nossas empresas, reduzindo os custos da produção e aumentando nossos lucros.-

5.:Quer dizer que ficamos ricos às custas da morte de outros povos?- É a lógica do mercado.- Mas, pai, uma vida humana não vale mais que um míssil? Não foi isso que você me ensinou?- Teoricamente, sim, mas na prática não é assim. Para o mercado, só tem valor a vida que está dentro dele, a do consumidor.


6.: O CRISTIANISMO prega VIDA, a PAZ, a Armonia entre os povos etc...
Ja o ISLANISMO, possiu muitos seguidores que defende ate a ''morte'' vivendo ate uma vida fanatica e egoista de seguidores que dao a vida pelo seu deus (ALA).

Anônimo disse...

Marly Gomes de Oliveira
Edmar de Oliveira
Geralda A martins
sala 201
respostas n 2
se tinham tais armas,porque não usaram quando atacamos?
como um povo pode preferir morrer a defender-se
n 3
não entende o porque da invasão
n4
boa parte delas,pois a guerra favorece nossa economia.teoricamente sim ,mas na pratica não e assim.para o mercado so tem valor a vida que esta dentro dele, a do consumidor.
n 5
a china e diferente seu povo trabalha para as nossas empresas reduzindo os custos da produção e aumentando nossos lucros.
porque o governo de la e sosso amigo.
so que não vai contra nossa opinião.
n 6
na nossa opinião a questão não e religiopsa ,mas sim comercial.os eua não estava em busca da paz ou liberdade , mas no petroleo.

Anônimo disse...

turma 201 rosimeiry zilda miriam
2-Se tinham tais armas, por que não usaram quando atacamos?
3 ele tenta oibstruir os argumentos do pai ensinaram p/ ele 1 coisa mas na pratica a realidade e outra .
4nada em excesso é bom. Muito vento causa furacão; muita água, enchente; muitas bocas,causam fome.
5Para o mercado, só tem valor a vida que está dentro dele, a do consumidor.-
6

Anônimo disse...

Rosângela de Almeida, Priscila Mendes Abecassis, Marlene Pereira da Silva.
Sala: 201

Resposta: 2- Billy, o menino de 8 anos. Argumenta sempre a favor da vida, como os meios de comunicação divulgam tudo eles sabem exatamente o que acontece em seu país. Billy argumentava cada vez mais que seu pai respondia suas perguntas. Criticando o Iraque. Pois ele obtinha informações na tv e ia se aprofundando cada vez mais que tinha suas respostas infundadas.

3- Percebe-se que ele está contrariando os argumentos do pai.

4- O Pai afirma que Sadam Hussein, era um cruel ditador. Para seu filho parece contraditório então pergunta: _ Como cruel ? O Pai responde: _ Torturava e matava gente. Como na China comunista? retruca o filho.

5-" O invejoso de hoje pode virar o terrorista de amanhão ", "Evitamos o mal antes que a semente dele caia na terra."
" A Guerra favorece nossa economia.", " Ficamos ricos as custas das mortes de outros povos.

Obs: Professor nós preferimos pesquisar sobre o islanismo e o catolicismo para obter respostas concretas. Em breve enviaremos a resposta.

Anônimo disse...

Nome:Italo sala 201

2-Pai, por que o nosso país invadiu o Iraque?
Se tinham tais armas, por que não usaram quando atacamos?
Como um povo pode preferir morrer a defender-se?
3-Que Bylli sempre esta fazendo uma critica.
4-Quer dizer que ficamos ricos às custas da morte de outros povos?
O que é um terrorista?
Como na China comunista?
5-Pai, por que o nosso país invadiu o Iraque? – perguntou Billy, de 8 anos.- Lá tinha armas de destruição em massa.- Mas a TV disse que os inspetores não acharam nada.- Os iraquianos esconderam. E nosso governo sabe que invasões funcionam mais que inspeções.- Se tinham tais armas, por que não usaram quando atacamos?- Para que ninguém soubesse que eles têm as armas. Preferem morrer a defender-se.
6-Acho que cada religão,ajuda as pessoas a da certeza na sua vida dizendo o que e o certo e o errado
e isso faz o que elas vivam.

Anônimo disse...

2-como um povo pode preferir morrer ao defender-se?
*uma vida humana nao vale mais que um missil? nao foi isso que voce me ensinou?
* quer dizer que ficamos ricos as custas da morte dos outros?
3-inteligente antenado preocupado com o a humanidade e as vezes mais coerente que seu pai.

4-a cultura deles e diferente preferen morrer e ir logo para junto de Ala,

Anônimo disse...

Rosângela de Almeida, Priscila Mendes Abecassis, Marlene Pereira da Silva.
Sala: 201

Resposta nº6
O texto opõe as 2 religiões porque os povos pregam de uma forma e praticam de outra. Colocando o nome de DEUS para justificar os seus atos.
O Deus para todas as religiões é um só, mas, os povos tem crendices diferentes sobre ele. Os islâmicos acham que Deus aprova o terrorismo e a morte acreditando que se morrerem e levarem mais gente com eles, serão abençoados por "Ala". Ja os cristãos que deveriam promover a paz e proteger a vida. Mostram na teoria uma coisa e na prática outra, agindo contra-senso.

Anônimo disse...

TURMA: 202
ALUNOS: TERESINHA, THYAGO


RESPOSTAS:


02: E nosso governo sabe que invasões funcionam mais que inspeções.- Se tinham tais armas, por que não usaram quando atacamos?-

03: Grandes perguntas e atitudes favoraveis de um simples pensamentos de um garoto apensa d 08 anos!

04: A cultura deles é diferente. Preferem morrer e ir logo para junto de Alá. E lembre-se de que Saddam Hussein era um cruel ditador.-(" O Pai se refere que o seu governo era muito exigido, e que eles obedeçia muito a sua lei, lei entre os mas fortes deles'')!!!

05:Nós é que produzimos as armas empregadas nas guerras?- Boa parte delas, pois a guerra favorece nossa economia.- Quer dizer que ficamos ricos às custas da morte de outros povos?- É a lógica do mercado.- Mas, pai, uma vida humana não vale mais que um míssil? Não foi isso que você me ensinou?- Teoricamente, sim, mas na prática não é assim. Para o mercado, só tem valor a vida que está dentro dele, a do consumidor.

06: religião católica e a islâmica.
Sim nesse texto se refer a essas 2 religios, mas como o pai se refere
“E, por favor, não confunda o nosso Deus com o deles...”

Poia o Deus deles podem ser apenas mitos e imagens, e nao como o unico Deus, Nosso Deus maior e unico!!!

SENHOR JESUS CRISTO!!!!

Anônimo disse...

Grupo: Cristiane Emanuela & Manoel
Turma 202

Res.02

Alguns desses fragmentos são:
Se tinha armas pq não usaram?
Mas pai, uma vida nao vale mais que um míssil?

Res. 03

Embora já saiba as resposta, o garoto não concorda com a atitude do País.

Res. 04

Mas a China não é comunista?- É.- E os comunistas não são maus?- Só os comunistas da Coréia do Norte e de Cuba, que prendem e torturam gente.- Como fazemos em Bagdá?- É diferente. Nós prendemos e torturamos em defesa dos direitos humanos e da liberdade.
-Inclusive crianças como eu? Você não é como elas.

Res 05

Boa parte delas, pois a guerra favorece nossa economia.- Quer dizer que ficamos ricos às custas da morte de outros povos?- É a lógica do mercado.- Mas, pai, uma vida humana não vale mais que um míssil? Não foi isso que você me ensinou?- Teoricamente, sim, mas na prática não é assim. Para o mercado, só tem valor a vida que está dentro dele, a do consumidor.

Res 06

Pois no nosso Deus é Deus de paz se Ele morreu na cruz por nos, nenhum ser precisa se sacrificar para salvar sua vida nem a vida de sua nação viver ao lado Dele, ao contrario de Alá.
**Matar não é tabu e é considerado necessário quando exigido pela fé. Apesar de toda a ênfase no caráter pacífico do islã, o ódio aos infiéis torna-se um alvo pedagógico evidente". ***

*Não confunda o nosso deus com o Deus deles.

Anônimo disse...

nome:ana carolina,ortiz,juciley!turma:202
resposta 2:um dos argumentos que nos mostra que billy é bastante maduro em relaçao a esse assunto é:ele argumenta que seu povo fica rico nas custas da morte de outros povos,e isso nao esta certo....
resposta 3:que tudo que seu pai diz,ele pode contradizer mas com pensamentos mais maduros ate mesmo pela sua idade q é de apenas 8anos.
res
posta 4:*a cultura deles era diferente,preferem morrer e ir logo para junto de ala!e lembre_se de que saddam husein era um cruel ditador,torturava e matava gente.
*nosso president fala diretamente com Deus.Deus o elegeu para fazer a guerra do bem contra o mal...
resposta 5:as representaçoes dos trechos abaixo nos mostra q os estados unidos tem pensamentos que sao os melhores.
*nosso governo sabe que invasoes funcionam mais que inspeçoes.
*simplismente nao atacam a arabia saudita pq o governo de la sao seus amigos!
*porque muitos povos tem inveja do nosso progresso.
resposta 6:o cristianismo prega a paz entre povos e etc.
ja o islamismo defende a violencia e ate mesmo a morte entre seus povos!na verdade deus é o mesmo mas cada um tem sua propria crença!

Anônimo disse...

Mas, pai, uma vida humana não vale mais que um míssil? Não foi isso que você me ensinou?

Mas Deus e Alá não são a mesma pessoa?-

Destruir os argumentos do pai

Lá tinha armas de destruição em massa.- Mas a TV disse que os inspetores não acharam nada.- Os iraquianos esconderam. E nosso governo sabe que invasões funcionam mais que inspeções.- Se tinham tais armas, por que não usaram quando atacamos?- Para que ninguém soubesse que eles têm as armas

Não, mas agora fazemos guerras preventivas, evitamos o mal antes que a semente dele caia na terra.- Nós é que produzimos as armas empregadas nas guerras?- Boa parte delas, pois a guerra favorece nossa economia.- Quer dizer que ficamos ricos às custas da morte de outros povos?- É a lógica do mercado.

Ele coloca o Deus dele melhor do que do outro.

Anônimo disse...

Daniele e Núbia disse...
sala:202

N.2
Quando o pai disse que lá havia armas de destruição em massa ele perguntou´´Se tinham tais armas e porque não usaram quando atacamos...

N.3
Que de certa forma ele não concorda com o que o pai responde ,então sempre contradiz o pai colocando o mas antes das perguntas.

N .4
O filho pergunta sobre comunistas e se refere a china como mal e o pai diz não ser mal então ele pergunta se os comunistas não são mals? o pai responde só os comunistas da Coréia do Norte e Cuba.

N.5
O filhon pergunta ,´´Nós é que produzimos as armas empregadas nas guerras? O pai responde ,´´boa parte delas,pois a guerras favorece nossa economia. O filho pergunta se é por isso que ficamos ricosas custas da morte dos outros povos? O pai responde é a logica do mercado.

N.6

O pai de Billy quis dizer que na religião Islamica matam em nome de Alá e , na religião catolica e contra o sacrificio de pessoas,não diexando de ser preconceituoso com os demais.

Anônimo disse...

Edson e Felipe. Turma:202
2- Quer dizer que ficamos ricos as custas da morte de outros povos?(Mas pai uma vida humana não vale mais que um missil?)Não foi isso que você me ensinou?
Que dizer que nós matamos como Saddam e o Talibã matavam?

3-Ele sempre perguntava questionando as resposta que o pai deu as perguntas anteriores.
4-Mas pai, a inveja não é um problema dos invejosos?(O invejoso de hoje pode virar um terrorista de amanhã)
A cultura deles é diferente.Preferem morrer e ir logo para Alá.
5-E por que temos inimigos?Porque muitos povos têm inveja de nosso progresso.
Mas pai, a inveja não é um problema do invejoso?O invejoso de hoje pode virar um terrorista de amanhã
6-O cristianismo prega armonia, paz e vida entre os povos do mundo.
o Islamismo tem a submissão à lei e à vontade de Alá que acaba criando muitos fanaticos por essa religião.

Anônimo disse...

Thais Elizabete
Turma: 202

Nº2- Alguns fragmentos: "Se tinham tais armas, porque não usaram quando atacamos?" "Mas, pai, inveja não é problema do invejoso?" "Mas, pai, não defendemos a liberdade de opinião?" "Mas, pai, uma vida humana não vale mais que um missil?" Mas, Deus e Ala não são as mesmas pessoas?"

Nº3- Que ele contradiz o pai no que lhe foi ensinado. Que os motivos que o pai alega não o convecem mais.

Nº4- "É uma pessoa que não pensa como nós pensamos." "Só a que não vai contra nossa opinião."
Se lutam a favor da liberdade de opinião, porque estão contra quem não pensa igual a eles. Apesar de tudo é falta de respeito, não dar essa liberdade, ou matar alegando que a opinião do próximo é errada.

Nº5- "O nosso governo sabe que invasões funcionam mais que inspenções." "A China é diferente, seu povo trabalha para nossas empresas, reduzindo custos e aumentando os lucros." "Quem combate o nosso inimigo é nosso amigo." "Porque muitos povos tem inveja do nosso progresso." "Pois, a guerra favorece nossa economia."

Nº6- Como se o Deus fosse diferente em cada lugar!
Porém cada país tem seu jeito de "orar', "conversar" ou até "cultuar" o seu Deus. Creio que seja o mesmo Deus sob nomes diferentes.

Anônimo disse...

Maria Luiza
Nivia Ferreira
Sonia Mariza
Sala 202

2) Quando ele questiiona o por que os Iraquianos preferem morrer a atacar. Ele compara as crueldades com tudo que ele tem visto acontecer no seu país. Ele não concorda com o pai, afinal o seu país é que fabrica e vende todas as armas utilizadas na guerras. Fica indignado sabendo que a base da economia do país se deve as vendas das armas, faz uma economia a custa da morte de muitos.

3) Há um questionamento muito profundo e maduro, sempre o "mas" que usa é mostrando uma saída inteligente.

4) Quando na sua fala, diz que o Presidente tem o privilégio de falar diretamente com Deus e escuta a voz divina em sua cabeça.

5) " Se acham o povo mais coerentes e inteligentes do mundo.
Mesmo sabendo das proibições da ONU com relação as armas químicas, usa e vende.
É o país que tem mais armas no mundo.
Até então se achavem os melhores. Depois do ataque as Torres Gemeas, começou a perder todos os conceitos. E agora com a caída financeira, com certez nunca mais terá um bom conceito.

6) Eles são tão prepotentes na fala a respeito de Deus, parece que foi criado um Deus só para eles. Quando o filho indaga o pai sobre a aprovação de todas as maldades, ele se perde nos argumentos.

Anônimo disse...

Nomes:luciana Aparecida,Sheila Guimarães, Maíla,Andréia.

2)Mais,pai inveja não é problema do invjoso?M AS NÃO DEFENDEMOS A LIBERDADE DE OPINIÃO?Quer dizer que ficamos ricos á custas da morte de outros povos?Mais,pai,uma vida humana não vale mais que um míssel?Não foi isso que vc me ensinou?Deus aprova isso?
3)Que ele não concorda com os acontecimentos do Iraque e que a argumentação do pai não estava sendo a mesma,pois o pai teria ensinado de outro jeito antes.
4)E os comunistas não são maus?Só os comunistas da Coréia do Norte e de Cuba que prendem e torturam gente.
- Nós é que produzimos as armas nas gueras?Boa parte delas,pois a guerra favorece nossa economia.
5)-Uma vida humana não vale mais que um míssil?
-Para o mercado só tem valor a vida que está dentro dele,a do conumidor.
6) O Deus é o mesmo,porém,a adoração e crença são diferentes.

Anônimo disse...

nomes:maria sonia , bruno dos reis

2)


ELE e maduro pelo interesse politico
pai por que nosso pais invadiu o iraque?
perguntou bille de 8 anos. preferem morrer a defender_se?

3) foi o que fizermos no afeganistao?
la por causa do osama bin ladem a cultura deles e diferente; preferem morrer e logo para junto de alae lembre-se que sadam russem era um cruel ditador,.nos e que produizimos as armas empregadas nas guerras? boa parte delas;pois a guerra favorece nossa economia.


4) deus o elegeu para fazer a guerra do bem contra o mal deus e ala nao sao a mesma pessoa ? bille chega de pergunta s e por favor nao confunda o nosso deus com o deles...

5)

Anônimo disse...

NOMES: EUSTAQUIO, RICARDO
TURMA:202
2-COMO povo pode preferir morre a defende- se. A China e diferente se o povo trabalha para as nossa empresa, reduzindo os custos da produçao e´ aumentando nossos lucros.
3-Ele e´ um indagador "questionador¨.
4-Por que muitos povos tem inveja do nosso
progresso.
5-La'tinha arma destruiçao e massa.
os Iraquianos se esconderam,e nosso gorveno saber que invasoes funçona mais do que inspeçoes,preferem morre e'ir logo para junto de Ala.
Nao, mas agora fazemos guerras preventivas,evitando o mau antes que a semente dele caia na terra.
6-DEUS e'um só mas o orgulo e a sobreba faz com que "homem"envolca em nome de seus deuses o direito de matar um aos outros.

Anônimo disse...

Cláudia Lílian Palhares
Elenice Silvestre
Péricles Rodriguês Ferreira

Sala: 202

Respostas

2 - * Mas Deus e Alá não são a mesma pessoa? Billy chega de perguntas. E por favor não confunda nosso Deus com o dele...

* Quer dizer que ficamos ricos a custa da morte de outros povos? É a lógica do mercado, mas, pai, uma vida humana não vale mais que um míssil? Não foi isso que você me ensinou?
_ Teoricamente sim, mas na prática não é assim.

3- Ele questiona o que lhe foi ensinado pelo pai e cobra-lhe a atitude correta.

4- Para o pai de Billy a hegemônia americana está acima de tudo, pois os Estados Unidos têm armas de destruição em massa, mas o pai se justifica falando que o Iraque não podia ter tais armas.

5- a) A mas a TV disse que os inspetores não acharam nada.

b) A China é diferente, seu povo trabalha para as nossas empresas, reduzindo os custos da produção e aumentando nosso lucros.

c) Ele é afegão? - Não, é saudita. -Como os 15 dos 19 seguestradores suícidas do 11 de Setembro? - Sim - E por que não invadimos a Arábia Saudita? Porque o Governo de lá é nosso amigo.

d) Mas não defendemos a liberdade de opinião? Só a que não vai contra a nossa opinião.

e) O Iraque nos atacou? Não.

f) Quer dizer que ficamos ricos às custas da morte de poutros povos? È a lógica do mercado.

g) Inclusive crianças como eu? Você não é como elas. Não temos culpa de nossos inimigos terem filhos.

6- Tanto o Catolicismo quanto o Islamismo defendem suas idéias, opiniões e crenças. Acham que o seu Deus é superior, e que em nome Dele podem matar e destruir, baseados na sua própria opinião.

Fatima disse...

Grupo: Maria de Fatima, Maria Olivia, Nilza.
Sala: 202

R:2
Se tinham tais armas porque não usaram quando atacamos?
Como um povo pode preferir morrer a defender-se?

R:3
Só os comunistas da Coreia do Norte e de Cuba que prendem e torturam gente. Como fazemos em Bagdá?
Mas, pai uma vida humana vale mais que um míssil?

R:4
Não, mas agora fazemos gerras preventivas e evitamos o mal antes que a semente dela caia na terra.
Boa parte delas, pois a gerra favorece nossa economia.
É a lógica do mercado.

R:5
A cultura deles é diferente, preferem morrer e ir logo para junto de alá. E lembre-se de que Sadam Hussein era um cruel ditador.

R:6
Sim nosso presidente fala diretamente com Deus. Ele escuta a voz divina em sua cabeça. Deus o elegeu para fazer a guerra do bem contra o mal.

Fatima disse...

Grupo: Maria de Fatima, Maria Olivia, Nilza.
Sala: 202

R:2
Se tinham tais armas porque não usaram quando atacamos?
Como um povo pode preferir morrer a defender-se?

R:3
Só os comunistas da Coreia do Norte e de Cuba que prendem e torturam gente. Como fazemos em Bagdá?
Mas, pai uma vida humana vale mais que um míssil?

R:4
Não, mas agora fazemos gerras preventivas e evitamos o mal antes que a semente dela caia na terra.
Boa parte delas, pois a gerra favorece nossa economia.
É a lógica do mercado.

R:5
A cultura deles é diferente, preferem morrer e ir logo para junto de alá. E lembre-se de que Sadam Hussein era um cruel ditador.

R:6
Sim nosso presidente fala diretamente com Deus. Ele escuta a voz divina em sua cabeça. Deus o elegeu para fazer a guerra do bem contra o mal.

Anônimo disse...

Grupo: Maria de Fatima, Maria Olivia, Nilza.
Sala: 202

R:2
Se tinham tais armas porque não usaram quando atacamos?
Como um povo pode preferir morrer a defender-se?

R:3
Só os comunistas da Coreia do Norte e de Cuba que prendem e torturam gente. Como fazemos em Bagdá?
Mas, pai uma vida humana vale mais que um míssil?

R:4
Não, mas agora fazemos gerras preventivas e evitamos o mal antes que a semente dela caia na terra.
Boa parte delas, pois a gerra favorece nossa economia.
É a lógica do mercado.

R:5
A cultura deles é diferente, preferem morrer e ir logo para junto de alá. E lembre-se de que Sadam Hussein era um cruel ditador.

R:6
Sim nosso presidente fala diretamente com Deus. Ele escuta a voz divina em sua cabeça. Deus o elegeu para fazer a guerra do bem contra o mal.

Anônimo disse...

Grupo: Maria de Fatima, Maria Olivia, Nilza.
Sala: 202

R:2
Se tinham tais armas porque não usaram quando atacamos?
Como um povo pode preferir morrer a defender-se?

R:3
Só os comunistas da Coreia do Norte e de Cuba que prendem e torturam gente. Como fazemos em Bagdá?
Mas, pai uma vida humana vale mais que um míssil?

R:4
Não, mas agora fazemos gerras preventivas e evitamos o mal antes que a semente dela caia na terra.
Boa parte delas, pois a gerra favorece nossa economia.
É a lógica do mercado.

R:5
A cultura deles é diferente, preferem morrer e ir logo para junto de alá. E lembre-se de que Sadam Hussein era um cruel ditador.

R:6
Sim nosso presidente fala diretamente com Deus. Ele escuta a voz divina em sua cabeça. Deus o elegeu para fazer a guerra do bem contra o mal.

Anônimo disse...

aluno:weberton
turma:201

N:02 Mas Deus e Alá não são a mesma pessoa?- Billy, chega de perguntas.Mas, pai, uma vida humana não vale mais que um míssil?

N:03 Pelo fato de ter somente 08 anos ele ser um garoto questionador.

n:04 Mas a China não é comunista?- É.- E os comunistas não são maus?- Só os comunistas da Coréia do Norte e de Cuba, que prendem e torturam gente.- Como fazemos em Bagdá?- É diferente. Nós prendemos e torturamos em defesa dos direitos humanos e da liberdade.
-Inclusive crianças como eu? Você não é como elas.

n:05 Mas, pai, uma vida humana não vale mais que um míssil? Não foi isso que você me ensinou?- Teoricamente, sim, mas na prática não é assim. Para o mercado, só tem valor a vida que está dentro dele, a do consumidor.

n:06 Ele diz essa frase pelas diferenças entre as nossas crenças e pelo fato de nos paises do exterior eles pensarem somente nas regras que eles acreditam que Deus criou e nao no amor que verdadeiramente Deus semeia.

Anônimo disse...

Nome: Walison Martinho e Edson Vieira; Turma: 201 Noite.

2. Alguns dos fragmentos sao:
"-Mas, pai, uma vida humana não vale mais que um míssil? Não foi isso que você me ensinou?
-Se tinham tais armas, por que não usaram quando atacamos?
como um povo pode preferir morrer a defender-se?"

3. Billy tenta mostrar ao pai a sua indignaçao com toda a situaçao, fazendo suas pergunta com tom de critica.

4."-Mas, pai, inveja não é problema do invejoso?- (O invejoso de hoje pode virar um terrorista de amanhã)
-Quer dizer que nós matamos como Saddam e o Talibã matavam?- Nós matamos a favor da liberdade; eles, contra.
- Inclusive crianças como eu?- Você não é como elas"

5. "E por que temos inimigos?- Porque muitos povos têm inveja do nosso progresso.- Mas, pai, inveja não é problema do invejoso?- O invejoso de hoje pode virar um terrorista de amanhã"
"-Nós é que produzimos as armas empregadas nas guerras?- Boa parte delas, pois a guerra favorece nossa economia"
"Quer dizer que ficamos ricos às custas da morte de outros povos?- É a lógica do mercado"

6. A fala final do pai de Billy, mostra o como o povo americano é preconceituoso e nao aceitam que todos somos iguais e temos a mesma fé, que todos somos seres humanos e que nao esxite raça nem credo.

Anônimo disse...

Glauciane Alves Pedra Rejinaldo pereira de almeida
Sala:203

Resposta
01-ler o texto
02-Mas pai,inveja não é problema de invejoso?Mas pai,a vida humana não vale mais que um missio?Não foi isso que você me ensino?Quer dizer que nos matamos como o saddan e o talibã matavam?

03-A indecisão do que foi passado para ele com o passar do tempo sobre seus costumes.

04-*Nos prendemos e torturamos em defesa dos direitos humanos e da liberdade.
*Sim quem combate nosso inimigo eo nosso amigo.
*O invejoso de hoje pode virar o terrorista de amnanhã.

05-Quer dizer que ficamos ricos as custas da morte de outros povos?E a logica do mercado.Mas pai uma vida humana não vale mais que um missio?NÃo foi isso que você me ensino?Teoricamente sim mas na pratica nÃo é assim.Para o mercado só tem valor a vida que esta dentro dele.

06-Eu acho que ele quis confundir a cabeça do garoto que pensa certo e o pai tenta justificar que eles usam o Deus deles para justificar a guerra,e os americanos para acabar com a guerra
Quer dizer que usam a religião para matar.

Anônimo disse...

Nome:Paulo Henrique Martins Braga
Nome:Altivo Veloso
Turma: 203
Tuurno noite


2)-...Como na China comunista?- A China é diferente, seu povo trabalha para as nossas empresas, reduzindo os custos da produção e aumentando nossos lucros...
...Porque o governo de lá é nosso amigo.- Como era Saddam em 1980, ao combater o Irã?- Sim, quem combate o nosso inimigo é nosso amigo...
...O invejoso de hoje pode virar um terrorista de amanhã.- O que é um terrorista?- É uma pessoa que não pensa como nós pensamos.- Mas não defendemos a liberdade de opinião?- Só a que não vai contra a nossa opinião...
...Quer dizer que ficamos ricos às custas da morte de outros povos?- É a lógica do mercado...
...Para o mercado, só tem valor a vida que está dentro dele, a do consumidor...
...Quer dizer que nós matamos como Saddam e o Talibã matavam?- Nós matamos a favor da liberdade; eles, contra...

3)-...Porque o governo de lá é nosso amigo.- Como era Saddam em 1980, ao combater o Irã?- Sim, quem combate o nosso inimigo é nosso amigo.- E por que temos inimigos?- Porque muitos povos têm inveja do nosso progresso.- Mas, pai, inveja não é problema do invejoso?- O invejoso de hoje pode virar um terrorista de amanhã.- O que é um terrorista?...

4)-...O que é um terrorista?- É uma pessoa que não pensa como nós pensamos.- Mas não defendemos a liberdade de opinião?- Só a que não vai contra a nossa opinião...

5)-...E nosso governo sabe que invasões funcionam mais que inspeções.- Se tinham tais armas, por que não usaram quando atacamos?- Para que ninguém soubesse que eles têm as armas. Preferem morrer a defender-se...
...Como fazemos em Bagdá?- É diferente. Nós prendemos e torturamos em defesa dos direitos humanos e da liberdade...

6)-Na teoria,Deus e Ala são a mesma a pessoa,mais para as pessoas islamicas matam por Ala,se matam por Ala tudo pra eles é em nomme de Ala,sendo que para nós cristãos usamos mais a logica para agir.

Anônimo disse...

Leandro Presoti Wellington do Santos

Resposta nº2
Tortura. Foi o que fizemos no Afeganistão? Por que?
Osama Bin Ladem é Afegão?
Quer dizer que ficamos ricos às custas da morte de outros povos?
A vida humana não vale mais que um missíl?

Resposta n°3

Apesar da idade Billy questiona o pai sobre o acontecido com certa maturidade.

Resposta n°4

Inclusives crianças como eu?
Você não é como elas.
Mas pai uma vida humana não vale mais que um missíl?
Teoricamente sim. Mas na pratica não é assim.

Resposta n°5

Quer dizer que ficamos ricos às custas da morte de outros povos?
Mas pai um vida humana não vale mais que um míssil?
Nos é que produzimnos as armnas empregadas nas guerras?
Boa parte delas, pois a guerra favorece a nossa economia.

Resposta n° 6

Op pai julga as crenças religiosas impondo sua opinião contraditoria para o filho, sendo que para todos DEUS é um só.

Anônimo disse...

TURMA 203
RAIANNY LIBNA
JESSE LELIS
02

Como um povo pode preferir morrer a defender-se?
Se tinham tais armas, por que não usaram quando atacamos
Como na China comunista?-
,Mas a China não é comunista?
E os comunistas não são maus?
Como fazemos em Bagdá?-
Foi o que fizemos no Afeganistão?
Como os 15 dos 19 seqüestradores suicidas do 11 de setembro?
Como era Saddam em 1980, ao combater o Irã?
Mas não defendemos a liberdade de opinião?
Nós é que produzimos as armas empregadas nas guerras?
Quer dizer que ficamos ricos às custas da morte de outros povos?
Quer dizer que nós matamos como Saddam e o Talibã matavam?

03
Que seu pai com as respostas só defendia seu pais com suas francas respostas nao convencia seu filho ,nao estava mostrando a realidade.

04
Lá tinha armas de destruição em massa.- Mas a TV disse que os inspetores não acharam nada.
A cultura deles é diferente. Preferem morrer e ir logo para junto de Alá.
Nós prendemos e torturamos em defesa dos direitos humanos e da liberdade.
Como era Saddam em 1980, ao combater o Irã?
É uma pessoa que não pensa como nós pensamos.
Não, mas agora fazemos guerras preventivas, evitamos o mal antes que a semente dele caia na terra
- Nós matamos a favor da liberdade; eles, contra.


05
Se acham o povo mais coerentes e inteligentes do mundo.
Mesmo sabendo das proibições da ONU com relação as armas químicas, usa e vende.
É o país que tem mais armas no mundo.
Até então se achavem os melhores. Depois do ataque as Torres Gemeas, começou a perder todos os conceitos. E agora com a caída financeira, com certez nunca mais terá um bom conceito.

06

Deus é um só!!
mais por causa do poder eles acabam fazendo guerras em nome de Deus,é defendendo seus proprios interesses.

Anônimo disse...

02

Como um povo pode preferir morrer a defender-se?
Se tinham tais armas, por que não usaram quando atacamos
Como na China comunista?-
,Mas a China não é comunista?
E os comunistas não são maus?
Como fazemos em Bagdá?-
Foi o que fizemos no Afeganistão?
Como os 15 dos 19 seqüestradores suicidas do 11 de setembro?
Como era Saddam em 1980, ao combater o Irã?
Mas não defendemos a liberdade de opinião?
Nós é que produzimos as armas empregadas nas guerras?
Quer dizer que ficamos ricos às custas da morte de outros povos?
Quer dizer que nós matamos como Saddam e o Talibã matavam?

03
Que seu pai com as respostas só defendia seu pais com suas francas respostas nao convencia seu filho ,nao estava mostrando a realidade.

04
Lá tinha armas de destruição em massa.- Mas a TV disse que os inspetores não acharam nada.
A cultura deles é diferente. Preferem morrer e ir logo para junto de Alá.
Nós prendemos e torturamos em defesa dos direitos humanos e da liberdade.
Como era Saddam em 1980, ao combater o Irã?
É uma pessoa que não pensa como nós pensamos.
Não, mas agora fazemos guerras preventivas, evitamos o mal antes que a semente dele caia na terra
- Nós matamos a favor da liberdade; eles, contra.


05
Se acham o povo mais coerentes e inteligentes do mundo.
Mesmo sabendo das proibições da ONU com relação as armas químicas, usa e vende.
É o país que tem mais armas no mundo.
Até então se achavem os melhores. Depois do ataque as Torres Gemeas, começou a perder todos os conceitos. E agora com a caída financeira, com certez nunca mais terá um bom conceito.

06

Deus é um só!!
mais por causa do poder eles acabam fazendo guerras em nome de Deus,é defendendo seus proprios interesses.

Anônimo disse...

Grupo: Jederson e Carlos
Sala:203

N:2
Comoo povo pode preferir morrer a defender-se.
E os comunistas não são maus?
Mas pai, inveja não e problama do invejoso?
O que é um terrorista?

N: 3

Notamos que Billy encherga o seu proprio pais como os outro que seu pai coloca como mal.

N: 4

Nos predemos e torturamos em defesa dos direitos humanos e da liberdade.
Mas agora fazemos guerras preventivas, evitamos o mal antes que a semente deles caia na terra.

N: 5

Só a que não vai contra a nossa opinião.
Mas, pai, uma vida humana não vale mais que um missil.
E nosso gorverno sabe que invasões funcionam mais que inspeções.

N: 6na nossa opinião Deus é o mesmo para todos, indiferente de crenças, abtos, costumes e religião, o que enteresa é crer nele pois é o unico salvador.

Anônimo disse...

julidavllins kenia


01-E porque temos inimigos?porque muitos povos tem inveja do nosso progresso.Mai pai inveja nao e um problema do invejoso?Invejoso de hoje pode virar um terrorista de amânha.

03-Com seu argumentos ele tenta convencer seu pai que ele esta certo.

04-Mas a china não e comunista?E os comunistas não são maus?So os comunistas da coreia do norte de cuba que prendem e torturam gente como fazemos em baguida?E diferente nos prendemos e torturamos em direitos humnanos da liberdade.

05-O que e um terrorista?E uma pessoa que nao pensa como nos pensamos.Mas nao defendemos a liberdade de opinião.

06-O nosso Deus e um so.Eles usam Ala para começar a guerra e ferir pessoas.

Anônimo disse...

Aparecidada C.de.O e Adriana C. dos Reis turma: 203
2)se tinham tais armas porque não usaram quando atacamos.
3)que ele nunca se convence do que esta acontecendo no Iraque.
4)não ha censo do termo que eles vão invadirquer dizer que nos matamos como Sadam e Talibã matava? nos matamos a favor da paz e da liberdade.
5)mas pai a vida vale mais do o que missil?nos é que produzimos as armas para guerra,algumas delas favorece a economia.
6)nosso Deus é o mesmo em qualquer lugar.

Anônimo disse...

tiago e jakson 203

nos matamosa favor da liberdade ele contra
inclusive criança e como eu? voce nao e como eles nao temos culpa de os nossos inimigos terem filhos Deus aaprova isso
nosso prisedente fala diretamente com Deus
como assim?

3_ porque muitos pvos tem inveja dos nossos progresso mas, pai invejanao e problema dpo invejoso? o invejoso de hoje pode virar um terrorista de amanha
o que e um terrorista.

4_PAI por que nosso pais invadiu u iraque perguntou billy de oito anos la tinha armas d destruiçao em massa mas a tv disse q inspetores nao acharam nada os iraquianos esconderao. esconderao em nosso gorveno sabe invasoes fucionam mais q inspeçoes se tinha tais armas porque nao usram quando atacarao

5_ seu povo trabalha para nossas empresas reduzindo u custo da porduçao e aumentrando nosso lucros torturamos em defesa dos direitos humanos da liberdade

6_ dewus e aprova disso?. -ele esculta a voz divina deus o elegeu para fazer a guerra entre o bem e o contra o mal .
deus e alá nao sao a mesma pessoa!

Anônimo disse...

Patrícia do Nascimento
Sala-203

2) "Mas a TV disse que os inspetores não acharam".
"Mas pai,inveja não é problema do invejoso?"
"E por que não invadimos a Arábia Saudita?"

3)Ele é uma criança bem informada., e que faz comparações e questionamentos.

4) "_Mas não defendemos a liberdade de opinião?_Só a que vai contra a nossa opinião."
"_Quer dizer que matamos como Saddam eo Talibã matavam?_Nós matamos a favor da liberdade;eles contra."

5)"...porque muitos povos tem inveja do nosso progresso..."
"...você não é como elas..."
"...nosso Presidente fala diretamente com Deus..."
"...nós matamos a favor da liberdade..."
"...E por favor, não confunda o nosso Deus com o deles."

6)O pai de forma preconceituosa e egoísta considera seu Deus melhor que o dos outros, porém ignora até mesmo os ensinamentos desse mesmo Deus, e praticamente afirma: "os fins justificam os meios."

Patrícia do Nascimento
sala-203

Anônimo disse...

MAGNO REIS CESAR
FRANCK MOREIRA GOMES
TURMA:203

N:2
QUER DIZER QUE FICAMOS RICOS AS CUSTAS DA MORTE DE OUTROS POVOS?
MAIS PAI- UMA VIDA HUMANA NAO VALE MAIS QUE UM MISSIL?
COMO UM POVO PODER PREFERIR MORRER A DEFENDER-SE?

N:3
PERCEBE-SE QUE ELE ESTA DESCONFIADO DAS RESPOSTAS DO PAI E CONFUSO: AS RESPOSTAS DO PAI NAO O CONVENCE.

N:4
PAI PORQUE O NOSSO PAIS INVADIU O IRAQUE? LA TINHA ARMAS DE DESTRUICAO EM MASSA.
COMO NA CHINA COMUNIST? A CHINA E DIFERENTE, SEU POVO TRABALHA PARA AS NOSSAS EMPRESAS, REDUZINDO OS CUSTO DA PRODUCAO E AUMENTANDO NOSSOS LUCROS.
NAO TEMOS CULPA DE OS NOSSOS INIMIGOS TEREM FILHOS.
DEUS APROVA ISSO? SIM, NOSSO PRESIDENTE FALA DIRETAMENTE COM DEUS. COMO ASSIM? ELE ESCUTA A VOZ DIVINA EM SUA CABECA.

N:5
NOS E QUE PRODUZIMOS AS ARMAS EMPREGADAS NAS GUERRAS? BOA PARTE DELA, POIS A GUERRA FAVORECE A NOSSA ECONOMIA. UMA VIDA HUMANA NAO VALE MAIS QUE UM MISSIL? NAO TENHOS CULPA DE NOSSOS INIMIGOS TEREM FILHOS.

N:6
SAO RELIGIOES COM COSTUMES E CRENCAS DIFERENTES MAIS O DEUS É O MESMO.

Anônimo disse...

Debora e katia
203
2Pai, por que o nosso país invadiu o Iraque? – perguntou Billy, de 8 anos.- Lá tinha armas de destruição em massa.- Mas a TV disse que os inspetores não acharam nada.- Os iraquianos esconderam. E nosso governo sabe que invasões funcionam mais que inspeções.e se tinha tais armas por que nao usaram quando atacamos?
3 Mas, quer disser que billy que uma resposta quer o convensa da situação por que ele nao concorda com o acontecido
4:Como cruel?- Torturava e matava gente.- Como na China comunista?- A China é diferente, seu povo trabalha para as nossas empresas, reduzindo os custos da produção e aumentando nossos lucros,-Mas, pai, inveja não é problema do invejoso?- (O invejoso de hoje pode virar um terrorista de amanhã)
55:Nós é que produzimos as armas empregadas nas guerras?- Boa parte delas, pois a guerra favorece nossa economia.- Quer dizer que ficamos ricos às custas da morte de outros povos?- É a lógica do mercado.as, pai, uma vida humana não vale mais que um míssil? Não foi isso que você me ensinou?
-Não temos culpa de os nossos inimigos terem filhos.- Deus aprova isso?-E por que temos inimigos?- Porque muitos povos têm inveja do nosso progresso.- Mas, pai, inveja não é problema do invejoso?- O invejoso de hoje pode virar um terrorista de amanhã.
6 Deus é um so em qualquer religião ele é o mesmo , aparti do moment que praticamos coisa boas ajudando um ao outro . As vezes o que pode mudar é somente a crença mas nunca queremos guerra ...

Anônimo disse...

Valquiria Conçeiçao dos Santos
turma:203
2-Mas,pai,uma vida humana não vale mais que um missil? Não foi isso que você me ensinou?
3-Que ele nunca se convnce das respostas que seu pai não lhe disse.
4-Não a censo do termo que eles vão invadir.
5-mas nos não termos culpas se nossos inimigos terem filhos.
6-o deus deles não é o mesmo que o nosso.

Anônimo disse...

Alunos: Bruno César Brugger de Oliveira e Adinalva Queiroz Gonçalves
Turma: 203

Respostas:

2-Se tinham tais armas, por que não usaram quando atacamos?
Como um povo pode preferir morrer a defender-se?
Nós é que produzimos as armas empregadas na guerra ?
Quer dizer que ficamos ricos as custas da morte de outros povos ?
Mas, pai, uma vida humana não vale mais que um míssil?Não foi isso que você me ensinou?

3- Que os argumentos do seu pai não foram muito convicentes.

4- Para que ninquem soubesse que eles tinham armas. Se eles tinham tais armas, porque preferiram morrer a defender-se. Nós matamos a favor da liberdade eles contra. Onde está esta liberdade? Se a maior liberdade que temos é o direito a vida.

5- "Sim, Nosso Presidente fala diretamente com Deus."

6- A religião católica defende a vida e acha que jamais devemos matar em nome de Deus, e a islâmica não, eles se matam e matam os outros pensando ter a aprovação de Ala.

Anônimo disse...

Helenice Luiza e Vitor
Sala: 202

Respostas

2 - * Mas Deus e Alá não são a mesma pessoa? Billy chega de perguntas. E por favor não confunda nosso Deus com o dele...

* Quer dizer que ficamos ricos a custa da morte de outros povos? É a lógica do mercado, mas, pai, uma vida humana não vale mais que um míssil? Não foi isso que você me ensinou?
_ Teoricamente sim, mas na prática não é assim.

3- Ele questiona o que lhe foi ensinado pelo pai e cobra-lhe a atitude correta.

4- Para o pai de Billy a hegemônia americana está acima de tudo, pois os Estados Unidos têm armas de destruição em massa, mas o pai se justifica falando que o Iraque não podia ter tais armas.

5- a) A mas a TV disse que os inspetores não acharam nada.

b) A China é diferente, seu povo trabalha para as nossas empresas, reduzindo os custos da produção e aumentando nosso lucros.

c) Ele é afegão? - Não, é saudita. -Como os 15 dos 19 seguestradores suícidas do 11 de Setembro? - Sim - E por que não invadimos a Arábia Saudita? Porque o Governo de lá é nosso amigo.

d) Mas não defendemos a liberdade de opinião? Só a que não vai contra a nossa opinião.

e) O Iraque nos atacou? Não.

f) Quer dizer que ficamos ricos às custas da morte de poutros povos? È a lógica do mercado.

g) Inclusive crianças como eu? Você não é como elas. Não temos culpa de nossos inimigos terem filhos.

6- Tanto o Catolicismo quanto o Islamismo defendem suas idéias, opiniões e crenças. Acham que o seu Deus é superior, e que em nome Dele podem matar e destruir, baseados na sua própria opinião.

Anônimo disse...

turma:203
RESPOSTA:02
Como um povo pode preferir morrer a defender-se?
Se tinham tais armas, por que não usaram quando atacamos
Como na China comunista?-
,Mas a China não é comunista?
E os comunistas não são maus?
Como fazemos em Bagdá?-
Foi o que fizemos no Afeganistão?
Como os 15 dos 19 seqüestradores suicidas do 11 de setembro?
Como era Saddam em 1980, ao combater o Irã?
Mas não defendemos a liberdade de opinião?
Nós é que produzimos as armas empregadas nas guerras?
Quer dizer que ficamos ricos às custas da morte de outros povos?
Quer dizer que nós matamos como Saddam e o Talibã matavam?

RESPOSTA:03
QUE SEU PAI NAO ESTAVA TIRANDO SUAS DUVIDAS,
QUE SO PENSAVA NO SEU PAÍS SEM SE IMPORTAR COM O PROXIMO,
QUE HAVIA PESSOAS QUE MORERRAM QUE NAO TINHA NADA HAVER COM A GUERRA!!!
O MENINO TENTAVA MOSTRAR PARA PAI QUE EM MUITAS COISAS ELE ESTAVA CERTO!!

RESPOSTA:04
Como cruel?- Torturava e matava gente.- Como na China comunista?- A China é diferente, seu povo trabalha para as nossas empresas, reduzindo os custos da produção e aumentando nossos lucros,-Mas, pai, inveja não é problema do invejoso?- (O invejoso de hoje pode virar um terrorista de amanhã)

RESPOSTA:05
Nós é que produzimos as armas empregadas nas guerras?- Boa parte delas, pois a guerra favorece nossa economia.- Quer dizer que ficamos ricos às custas da morte de outros povos?- É a lógica do mercado.- Mas, pai, uma vida humana não vale mais que um míssil? Não foi isso que você me ensinou?- Teoricamente, sim, mas na prática não é assim. Para o mercado, só tem valor a vida que está dentro dele, a do consumidor.

RESPOSTAS:06
“E, por favor, não confunda o nosso Deus com o deles...”

ESTA FRASE MOSTRAR QUE ELES FALAM COMO SE DEUS NAO FOSSE O MESMO,
MAIS DEUS E UM SÓ!!
SÓ QUE CADA UM TEM SUA FORMA DE ADORA-LO
DEUS AMA AS PESSOAS INDEPENDENTE DA RELIGIAO QUE MUITOS ESCOLHECEMOS.
ACHO QUE MUITAS VEZES ESTAS GUERRAS NAO TEM NADA HAVER COM DEUS É SIM POR INTERESSES E ACABAM COLOCANDO O NOME DE DEUS NO MEIO!!

Anônimo disse...

Edinalva
Sala: 202

2)R: “Como cruel?- Torturava e matava gente.- Como na China comunista?- A China é diferente, seu povo trabalha para as nossas empresas, reduzindo os custos da produção e aumentando nossos lucros.”
“O que é um terrorista?- É uma pessoa que não pensa como nós pensamos.- Mas não defendemos a liberdade de opinião?- Só a que não vai contra a nossa opinião.”
“Deus o elegeu para fazer a guerra do bem contra o mal.- Mas Deus e Alá não são a mesma pessoa?- Billy, chega de perguntas. E, por favor, não confunda o nosso Deus com o deles...”

3) R: As perguntas de Billy servem sempre como questionamento às respostas do pai.

4) R: Novamente este trecho serve como referência:
“E lembre-se de que Saddam Hussein era um cruel ditador.- Como cruel?- Torturava e matava gente.- Como na China comunista?- A China é diferente, seu povo trabalha para as nossas empresas, reduzindo os custos da produção e aumentando nossos lucros.”

Assim como este trecho:
“E por que não invadimos a Arábia Saudita?- Porque o governo de lá é nosso amigo.- Como era Saddam em 1980, ao combater o Irã?”

5) R: 1- “que prendem e torturam gente.- Como fazemos em Bagdá?”
2-“Nós é que produzimos as armas empregadas nas guerras?-“
3-“Quer dizer que ficamos ricos às custas da morte de outros povos?-“

6) “E, por favor, não confunda o nosso Deus com o deles...”
R: A tendência ocidental de desconsiderar a religião islâmica como simétrica a cristã original é uma marca presente na história desde a Idade Média, com as cruzadas e batalhas pelas ditas “terras santas”, o que é uma ignorância, se estudarmos a fundo a origem de cada uma.
Inicialmente, as duas religiões são monoteístas, acreditam num único Deus pessoal e senhor de todo o universo, depois disso há as similitudes em seus livros sagrados, quanto à uma das esposas de Abraão ser a que originou a linhagem islâmica no mundo (portando, Abraão é o “pai” das religiões cristã, islâmica e hebraica).
As únicas disparidades provém das diferenças culturais entre os povos, onde cada uma, talvez influenciada pelo ambiente e outros fatores, além de algumas crenças diferenciadas provindas de seus livros religiosos e outras experiências.
Origem igual, o tempo tratou de construir cada uma segundo seu caminho próprio, mas em essência têm Deus como finalidade.

Unknown disse...

Nome: Ana Lucia A. de Oliveira
Turma:201 noturno

Resportas:

2-Se tinham tais armas, por que não usaram quando atacamos?- Para que ninguém soubesse que eles têm as armas. Preferem morrer a defender-se.- Como um povo pode preferir morrer a defender-se?

3- Que ele está tentando convercer o pai que ele está errado em suas idéias de matar pessoas.

4- E os comunistas não são maus?- Só os comunistas da Coréia do Norte e de Cuba, que prendem e torturam gente.- Como fazemos em Bagdá?- É diferente. Nós prendemos e torturamos em defesa dos direitos humanos e da liberdade.- Foi o que fizemos no Afeganistão?- Lá foi por causa do Osama Bin Laden.- Ele é afegão?- Não, é saudita.- Como os 15 dos 19 seqüestradores suicidas do 11 de setembro?- Sim.- E por que não invadimos a Arábia Saudita?- Porque o governo de lá é nosso amigo.- Como era Saddam em 1980, ao combater o Irã?- Sim, quem combate o nosso inimigo é nosso amigo.- E por que temos inimigos?- Porque muitos povos têm inveja do nosso progresso.

5- Não, mas agora fazemos guerras preventivas, evitamos o mal antes que a semente dele caia na terra.- Nós é que produzimos as armas empregadas nas guerras?- Boa parte delas, pois a guerra favorece nossa economia.- Quer dizer que ficamos ricos às custas da morte de outros povos?- É a lógica do mercado.- Mas, pai, uma vida humana não vale mais que um míssil? Não foi isso que você me ensinou?- Teoricamente, sim, mas na prática não é assim. Para o mercado, só tem valor a vida que está dentro dele, a do consumidor.- E as outras vidas?

6- No texto o pai de Billy fala que matar por sua religião usando oo nome de Deus em vão.

Anônimo disse...

jane e sharlaine turma 201
2)SE TINHAM TAIS ARMAS ,PORQUE NAO USARAM QUANDO ATACAMOS? como um povo
preferir morrer a defender-se
3)nao entende o porque da invasao
4}boa parte delas ,pois a guerra favorece nossa economia ,teoricamente sim, mas na pratica nao e assim ,para o mercado so tem valor a vida que esta dentro dele á do consumidor
5)a china e diferente seu povo trabalha para nossas empresas reduzindo os custos da producao e aumentado nossos lucros.so que nao vai contra nossa opiniao
6)A religiao e o que menos preocupa eles, sao seus interresses comerciais ,eles estao em busca de liberdade e paz no petroleo

Unknown disse...

Patrícia do Nascimento Turma: 203
Respostas:

2) "Mas a TV disse que os inspetores não acharam."
"Mas pai, inveja não é problema do invejoso?"
"E por que não invadimos a Arábia Saudita?"

3) Ele é uma criança bem informada e que nos faz comparações e questionamentos.

4) "Mas não defendemos a liberdade de opinião?
- Só a que não vai contra nossa opinião."
"Quer dizer que matamos como Saddama e Talibã matavam? - Nós maramos a favor da liberdade; eles contra."

5) "porque muitos povos tem inveja do nosso progresso"
"você não é como elas"
"nosso Presidente fala diretamente com Deus"
"nós matamos a favor da liberdade"
"E por favor, não confunda o nosso Deus com o deles"

6) O pai de forma preconceituosa considera o "seu Deus" melhor que o "Deles", e dá a entender que os fins justificam os meios.

Anônimo disse...

EDUARDO LEANDRO A. DE CARVALHO
TURMA:201

2)mas não defendemos a liberdade da opiniao
uma vida humana não vale mais que um missil



3)billy queria saber como começou tudo ,e porque isso não tem um fim


4)inclusive criança como eu
voce não e como eles
mas pai uma vida humana não vale mais que um missil
teoricamente sim.mas pratica não e assim


5)So a que não vai contra a nossa opinião
Mas pai , uma vida humana não vale mais que um missil
e nosso governo sabe que invasões funcionam mais que inspeções

6)enquantos eles e nois , não enterdemos que deus e um so " eles iram continuar matando em nome de um deus que nada verdade e o mesmo que de todo o mundo , e nois aqui vamos continuar descutindo sobre Deus.

fabricio disse...

FABRICIO RABELO SANTOS

turma:202

2)Quer dizer que ficamos ricos as custas da morte de outros povos.- E a logica do mercado.- Mais pai a vida humana nao vale mais que um missil.

3)Ele nao concorda com a forma que seu pais atacou o IRAQUE,e nem com a violência que e causada pelas guerras.

4)Mas pai,nao inveja nao e problema do invejoso.-(o invejoso de hoje pode virar um terrorista de amanha)quer dizer que nos matamos como SADDAN e o talibam matavam.- Nos matamos a favor da liberdade,eles contra.

5)O IRAQUE nos atacou.- Nao,mas agora fazemos guerras preventivas,evitamos o mal antes que a semente dele caia na terra.

6)DEUS e um só mas o povo islamico prega pelo deus de ALA e se tornam pessoas fanaticas pela sua religião.E ja a igreja catolica prega pela paz da humanidade.

Ana Rosa, Jéssica, Liliane disse...

Nome:jessica, ana rosa e liliane
turma 201

resposta 2: se tinham armas porquê não as usaram quando os atacamos?
Como fazemos em Bagdá?
Foi o que fizemos no afeganistão?
Sim- E por quê não invadimos a Arábia Saudita?

resposta 3: Percebemos que ele argumenta com sentido critico ás falas de seu pai.Quando introduz o conectivo "mas" ao iniciar as suas perguntas acaba por- consciente ou inconsciente-contrapor a argumentação, mostrando ser um menino inteligente e ainda "vacinado" contra a ideologia dominante nos Estado Unidos.

Resposta 4: Preferem morrer a defender-se
A China não é comunista?-É-E os comunistas da Coreia do Norte e de Cuba.
Nós matamos em favor da liberdade, eles contra.

Resposta 5: Nós prendemos e torturamos em defesa dos direitos humanos e da liberdade
Nós é que produzimos as armas empregadas nas guerras, pois isso favorece a nossa economia
defendemos a liberdade de opinião desde que ela não vá a nossa opinião.

Resposta 6: Mostra que para o fanático religioso o "seu" Deus é sempre melhor do que os dos outros, e que a "verdade" está sempre do seu lado e em suas escrituras e tradições.
Devemos sempre respeitar a crença e a fé das outras pessoas, e até mesmo aquelas que não tenham fé e nem crença nenhuma.