segunda-feira, 15 de março de 2010

Cartaz

O cartaz é um gênero textual que tem a finalidade de informar as pessoas, sensibilizá-las, convencê-las, ou conscientizá-las sobre determinado assunto. O cartaz em estudo foi produzido pelo Shopping Patio Brasil.






































Responda:
1) Qual a finalidade desse cartaz?

2)Para quem o cartaz é direcionado: para um público adulto ou infantil?

3) Os cartazes geralmente são fixados em lugares públicos, em paredes ou murais. Considerando quem produziu o cartaz lido e a finalidade que se tem em vista com ele, levante hipóteses: Onde você acha que ele foi afixado?

4) O cartaz geralmente apresenta linguagem verbal e linguagem visual. Para você o que representa a parte visual? Justifique sua resposta.

5) Qual o tema principal do cartaz?

6)O texto principal faz um jogo de sentido com a linguagem visual? Por quê?

segunda-feira, 8 de março de 2010

08 de Março dia Internacional das Mulheres

Ser mulher
Gilka Machado

Ser mulher, vir à luz trazendo a alma talhada
para os gozos da vida, a liberdade e o amor,
tentar da glória a etérea e altívola escalada,
na eterna aspiração de um sonho superior...

Ser mulher, desejar outra alma pura e alada
para poder, com ela, o infinito transpor,
sentir a vida triste, insípida, isolada,
buscar um companheiro e encontrar um Senhor...

Ser mulher, calcular todo o infinito curto
para a larga expansão do desejado surto,
no ascenso espiritual aos perfeitos ideais...

Ser mulher, e oh! atroz, tantálica tristeza!
ficar na vida qual uma águia inerte, presa
nos pesados grilhões dos preceitos sociais!

segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

Atividades 2º ano Literatura-ARCADISMO

Leia O poema da obra Marília de Dirceu

LIRA XXVIII

Cupido, tirando
Dos ombros a aljava,
Num campo de flores
Contente brincava.


E o corpo tenrinho
Depois, enfadado,
Incauto reclina
Na relva do prado.


Marília formosa,
Que ao Deus conhecia,
Oculta espreitava
Quanto ele fazia.


Mal julga que dorme
Se chega contente,
As armas lhe furta,
E o Deus a não sente.


Os Faunos, mal viram
As armas roubadas,
Saíram das grutas
Soltando risadas.


Acorda Cupido,
E a causa sabendo,
A quantos o insultam
Responde, dizendo:


Temíeis as setas
Nas minhas mãos cruas?
Vereis o que podem
Agora nas suas.

Marília de Dirceu (Belo Horizonte/ Rio de Janeiro: Garnier, l992).:


1-Esta Lira apresenta um caráter narrativo, assim transforme o poema em um texto em prosa.

2-Leia o Soneto de Mário Quintana e responda as questões:

UM SONETO PARA MARÍLIA
À maneira de Dirceu



Eis que um dia na mata se banhava
Cupido... e estava nu, inteiramente,
Pois que deixara à margem da corrente
O arco terrível e a repleta aljava.


Marília que, às ocultas, o espreitava
Só aguarda ocasião... E, de repente
As armas furta sorrateiramente,
Enquanto o deus as costas lhe voltava.


Surgem então as fauces escarninhas
Dos silvanos e sátiros astutos.
Põem-se a vaiar o Amor, sem mais cautelas


Ah! Temíeis as frechas quando minhas!
(E o deus sorri) Vereis agora, ó brutos,
O que Marília há de fazer com elas!

Tendo em vista os textos de Gonzaga e Quintana, responda às questões abaixo:
a) Verifique se os textos se inserem no mesmo gênero literário. Comente sua resposta
b) Aponte as características do Arcadismo.
c) Procure no dicionário o significado das palavras:aljava,enfadado,Fauno, Silvanos, sátiros.

terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

Aluno vai saber concorrência para curso antes de entrar no SiSU, anuncia MEC

Consulta poderá ser feita antes de login no sistema.
Mudança começa a valer nesta terça-feira (2).



Os candidatos que estão usando o Sistema de Seleção Unificada (SiSU) para escolher cursos em instituições de ensino superior poderão, agora, saber qual é o total de inscritos em cada opção, a nota de corte, a relação candidato/vaga e a maior nota entre os inscritos antes do login no sistema. A mudança foi anunciada nesta terça-feira (2) pelo Ministério da Educação (MEC).


Na página do SiSU (http://sisu.mec.gov.br), já há um link com a inscrição “Antes de acessar o SiSU, confira a nota de corte.” A pesquisa pode ser feita por nome, estado, instituição, campus ou curso.


Confira horários de funcionamento do sistema do Enem nesta terça

As notas apresentadas pelo sistema de pesquisa são sempre um retrato da última atualização feita pelo MEC. Nas madrugadas, o SiSU fecha as inscrições para poder calcular qual é a nota de corte, que varia de acordo com as menções do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) das pessoas que se inscreveram nos cursos.


A nota a que o aluno vai ter acesso pelo novo link é a que saiu do corte da madrugada -ela não é atualizada em tempo real. Com a liberação, qualquer pessoa poderá ver qual é a concorrência. A ideia é que, antes da entrada no sistema, o candidato possa avaliar se tem chances ou não no curso ao qual pretende concorrer.


O processo continua até as 23h59 desta quarta (3). Este é o último fechamento do SiSU – no dia 5, será gerada uma lista de selecionados.
Desempate

O MEC mudou na segunda-feira (1º) o último critério de desempate. Por conta de um problema “na banda larga da Região Sudeste”, de acordo com o órgão, muitos alunos tiveram dificuldade para acessar o SiSU nos primeiros dias. Com isso, o último critério de desempate, que era a hora da primeira inscrição, foi abolido.


Caso o empate persista nas notas das cinco provas, os alunos que disputam a vaga serão selecionados.

Fonte: http://g1.globo.com/Noticias/Vestibular

segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

ENEM

Sistema do MEC tem 335 mil inscritos até o início da noite deste domingo
Por volta das 14h esse número chegava a 260 mil.
Estudantes se queixaram de lentidão no sistema

A três dias do final da 1ª etapa de inscrições, o Sistema de Seleção Unificada (SiSU), que seleciona estudantes para 51 instituições públicas considerando a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), recebeu 335 mil inscrições, segundo balanço do Ministério da Educação (MEC) divulgado no início da noite deste domingo (31).

Por volta das 14h de hoje 260 mil candidatos haviam feito inscrições. Em todo o país, 2,5 milhões de estudantes fizeram a prova do Enem.

Leia também: MEC não descarta adiar prazo de inscrições

Alunos sofrem para acessar o sistema

Neste domingo, uma parcela dos internautas comunicou ao G1 que está conseguindo acesso sem dificuldade. Para os candidatos que receberam aviso de “dados inválidos”, o MEC lembra que para acessar o sistema é preciso informar tanto a senha quanto o número de inscrição do Enem. O candidato que tiver perdido a senha pode recuperá-la no site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep): www.inep.gov.br.

Veja como funciona
A seleção será feita em três etapas. A primeira começou na sexta-feira (29) e vai até a quarta-feira desta semana (3). A cada dia, o estudante pode saber qual a nota de corte do curso que escolheu. Por exemplo: no dia 31 ele se inscreve para o curso de Engenharia na universidade A. Na madrugada de domingo para segunda, o sistema faz um processamento e, de acordo com as notas de quem se inscreveu, gera uma nota de corte na segunda.

A partir das 6h da segunda-feira, este aluno poderá ver sua nota e avaliar suas chances de passar no curso. De posse dessa informação, ele poderá escolher outro curso e/ou outra instituição. Novamente, da segunda para a terça, o sistema refaz o processamento e gera uma nova nota de corte de acordo com as inscrições acumuladas desde sexta-feira.

Em cada uma das três etapas os candidatos poderão optar por concorrer definitivamente a vagas em apenas um curso.

Mais detalhes
As notas são ponderadas de acordo com o que a instituição quer. Um curso de medicina, por exemplo, pode dar mais importância à nota de matemática do que à nota de português. Esse é um dos motivos pelos quais a nota de corte é mutável.

Após o último dia de inscrições na 1ª etapa, o sistema vai gerar a lista de alunos selecionados e as instituições se encarregarão de fazer sua seleção. No dia 15 de fevereiro, o MEC reabre nova seleção, da mesma forma, com as vagas remanescentes. Essa nova etapa continua até o dia 20, quando será gerada uma nova lista de selecionados. Uma terceira etapa semelhante está prevista entre os dias 1º e 3 de março, com resultado no dia 5.
Fonte: http://g1.tglobo.com/Noticias/Vestibular/

quinta-feira, 6 de agosto de 2009

UFMG adia data de abertura de inscrição para o vestibular 2010

Mudança se deve à reavaliação do sistema de bônus na nota.Prazo que começaria no dia 7 foi adiado para o dia 12 de agosto


A Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) decidiu adiar o início do prazo de inscrição no vestibular 2010 para 12 de agosto. Inicialmente, a data seria no dia 7. O motivo é a reavalição do sistema de bônus na nota da prova.
A retificação do edital do vestibular foi publicada no Diário Oficial Minas Gerais desta quinta-feira (30). A data de encerramento das inscrições permanece a mesma, 8 de setembro.

Segundo a Comissão Permanente do Vestibular da UFMG (Copeve), no próximo dia 4 de agosto, o Conselho Universitário da UFMG se reunirá para discutir, entre outros itens, a avaliação do sistema de bônus no vestibular.

Em nota da assessoria de imprensa da instituição, a coordenadora da Copeve, Vera Resende, afirma que foi tomada a decisão de mudar "a data de abertura das inscrições, porque caso seja aprovada alguma alteração do sistema de bônus pelo Conselho no dia 4, não haverá tempo hábil para publicação de um edital de retificação antes do dia previsto para o início das inscrições, dia 7 de agosto”.
Bônus
O Sistema de Bônus no processo seletivo da UFMG foi adotado, pela primeira vez, no vestibular 2009. Atualmente, pelo sistema, no ato da inscrição, o candidato que comprove ter cursado e ter sido aprovado nas quatro últimas séries do ensino fundamental e todo o ensino médio em qualquer escola pública do país poderá optar por concorrer ao bônus.

Pelo programa, o candidato recebe 10% de bonificação em sua nota final, em cada uma das etapas do concurso.
Além disso, o candidato oriundo de escola pública, que preencha os requisitos acima, e que se autodeclare negro (pardos e pretos incluídos) também poderá optar por concorrer pelo Programa de Bônus de 15%, em sua nota final, em cada uma das etapas do concurso.

A avaliação anual do sistema de bônus está prevista na resolução que o instituiu.

quinta-feira, 18 de junho de 2009

Turma Web Site atividades 18/06

Desenvolva uma página HTML que dê dicas matemáticas. Não se esqueça
de incluir imagens para ilustrar sua página! Das dicas abaixo, selecione quatro
e insira uma imagem para cada dica e uma imagem para o Título (H1).
Dica 1: multiplicar um número por 10:
basta deslocar a vírgula uma casa decimal para a direita.
Exemplo 1: 16 x 10 = 160
Exemplo 2: 15,567 x 10 = 155,67
Dica 2: multiplicar um número por 10n:
basta deslocar a vírgula n casas decimais para a direita.
Exemplo 1: 16 x 103 = 16000
Exemplo 2: 15,567 x 104 = 155670
Então, se quisermos efetuar 12 x 100, sabemos que 100=102. Então:12 x
100 = 12 x 102 = 1200.

Dica 3: dividir um número por 10:
basta deslocar a vírgula uma casa decimal para a esquerda.
Exemplo 1: 16 / 10 = 1,6
Exemplo 2: 15,567 / 10 = 1,5567
Dica 4: dividir um número por 10n:
basta deslocar a vírgula n casas decimais para a esquerda.
Exemplo 1: 16 / 103 = 0,016
Exemplo 2: 15,567 / 102 = 0,15567
Então, se quisermos efetuar a seguinte divisão: 12 / 1000, sabemos que
1000=103. Então:
12 / 1000 = 12 / 103 = 0,012.
Dica 5: multiplicar um número por 11:
quando o número for de dois algarismos, basta somar esses dois algarismos
e colocar o resultado no meio deles.
Exemplo: efetuar a seguinte multiplicação: 26 x 11.
Temos o número 26, somando seus 2 algarismos temos 2+6=8. Pronto! Agora
é só colocar esse 8 no meio deles: a resposta é 286. Portanto, 26 x 11 = 286.
Outros exemplos:
1) 34 x 11:
somamos os algarismos do número 34: 3+4=7, colocamos o resultado
no meio deles: 374. Portanto 34x11 = 374.
2) 81 x 11:
somamos os algarismos do número 81: 8+1=9, colocamos o resultado
no meio deles: 891. Portanto 81x11 = 891.
3) 37 x 11:
somamos os algarismos do número 37: 3+7=10
Como deu um número maior que 9, então não podemos colocar todo o número
no meio deles. Colocamos apenas o algarismo das unidades (0) e, o
algarismo da dezena (1), é somado ao primeiro algarismo do número: 407.
Portanto, 37x11 = 407.

Quando o número for de 3 algarismos, então esse número multiplicado por
11 resultará em um número de 4 algarismos. Por exemplo, vamos efetuar
a seguinte multiplicação: 135 x 11.
Temos o número 135. Somando o 1º com o 2º algarismo desse número
temos 1+3=4. Somando o 2º com o 3º algarismo desse número temos
3+5=8. Esses 2 resultados serão colocados no meio do número 135, tirando
o seu algarismo do meio: 1485. Portanto 135 x 11 = 1485.