Desde a evolução das espécies, o conhecimento foi e ainda é o principal diferencial para a perpetuação dessas espécies no planeta. Desse modo o homem ao longo de sua caminhada, vem construindo seu conhecimento de forma surpreendente ao passo que nesta jornada evolutiva, a humanidade já criou várias formas de conhecimento, para assim tentar entender, explicar e até mesmo atuar sobre os fenômenos mundiais. Dentre esses conhecimentos podemos citar alguns de maior expressão como: o mítico, o científico, o filosófico e o heurístico.
O conhecimento mítico surgiu em épocas primitivas com a função de explicar o que na época não tinha explicação. Isto se deu com a criação de histórias com intuito de explicar fenômenos naturais de uma forma fantasiosa e mágica. Pode-se dizer que esse conhecimento surgiu da necessidade de explicação do mundo e para afugentar o medo que o ser humano sente frente ao desconhecido. Desse modo essas histórias foram bem aceitas e tidas com verídicas. Cabe salientar ainda, que a maiorias dessas histórias envolvem deuses com características humanas que dominavam todos os fenômenos naturais.
Já no conhecimento científico não há espaços para histórias e fantasias, pelo contrário o racional é a chave do conhecimento científico. É nesse contexto que o homem busca compreender e manipular os fenômenos de forma racional e experimental e sempre provisória. Sem dúvida o conhecimento científico foi e é peça fundamental para a evolução da raça humana.
O conhecimento filosófico por sua vez, funcionou como uma espécie de ponte entre os conhecimentos mítico e racional, uma vez que na filosofia sempre há um questionamento de tudo, ou seja, há sempre um porquê de tudo. Sabe-se que a partir da filosofia surgiu a ciência. Desse modo a filosofia tenta perceber a natureza lançando hipóteses que muito além do conhecimento mítico. Esta disciplina revelou para o mundo grandes pensadores como; Aristóteles, Sócrates, Platão entre outros. A filosofia tenta perceber o ser em sua totalidade, sendo apontada por muitos autores como alicerce do saber.
O conhecimento heurístico é aquele que a análise e a pesquisa nem sempre são capazes de resolver as questões, ou seja, este conhecimento exige uma parcela de intuição para a solução de problemas. Cabe pontuar ainda que apesar de todos os métodos e processos é a intuição peça fundamental para este conhecimento.
Assim o homem vai transpondo os séculos, repassando o conhecimento construído de geração em geração e, quanto mais conhecimento o homem adquire, fica evidente que sabe-se muito pouco ou quase nada. Contudo a busca constante ao desconhecido levará a humanidade a caminhos jamais imaginados, uma vez que essa busca é a temática da humanidade.
Elck Marra Neto
Um comentário:
ótima redação irá me ajudar muito no meu curso de administração gestão do conhecimento
Postar um comentário