domingo, 19 de outubro de 2008

Análise do Artigo

Autor: Renato Roseno, advogado e coordenador do Centro de Defesa da Criança e do Adolescente (cedeca- Ceará)
Polêmica : redução da maioridade

Motivação para escrever o artigo
A brutalidade cometida contra dois jovens em São Paulo
Posição do articulista: “Sou contra a redução da maioridade penal”

Argumentos que justificam sua posição

Argumento 1
“Então, medidas mais repressivas nos dão a falsa sensação de que algo está sendo feito, mas o problema só piora. Por isso, temos que fazer as opções mais eficientes e mais condizentes com os valores que defendemos”.

Argumento 2
“ Em nenhum lugar do mundo houve experiência positiva de adolescentes e adultos juntos no mesmo sistema penal. Fazer isso não diminuirá a violência.”


Argumento 3
“Nosso sistema penal como está não melhora as pessoas”.

Argumento contrário

“Essas pessoas acreditam que a violência pode estar aumentando porque as penas que estão previstas em lei, ou a aplicação delas, são muito suaves para os menores de idade”.

O articulista tenta conquistar a adesão do leitor

“Sou contra toda e qualquer forma de impunidade. Quem fere a lei deve ser responsabilizado”.

Apresenta solução para o problema

“Precisamos de inteligência, orçamento e, sobretudo, de um projeto ético e político de sociedade que valorize a vida em todas as suas formas”.

O objetivo do autor

Convencer seus leitores de que a redução da maioridade penal não é a solução. Ele acredita que reduzir a maioridade penal não resolve o problema e também quer defender a boa aplicação do ECA.

Quem é o público leitor?

Pessoas que se interessam pela questão da maioridade penal e querem conhecer a opinião do articulista

Um comentário:

Unknown disse...

Resposta 2: *Em relação a China Comunista :interesse próprio(econômico)Como na China comunista?- A China é diferente, seu povo trabalha para as nossas empresas, reduzindo os custos da produção e aumentando nossos lucros.
* O Iraque nos atacou?- Não, mas agora fazemos guerras preventivas, evitamos o mal antes que a semente dele caia na terra.- Nós é que produzimos as armas empregadas nas guerras?- Boa parte delas, pois a guerra favorece nossa economia.- Quer dizer que ficamos ricos às custas da morte de outros povos?- É a lógica do mercado.

Resposta 3: Ele sempre se opõe ou contradiz ao pai.

Resposta 4: Para o mercado, só tem valor a vida que está dentro dele, a do consumidor.- E as outras vidas?- Filho, nada em excesso é bom. Muito vento causa furacão; muita água, enchente; muitas bocas, fome.

Resposta 5: China é diferente, seu povo trabalha para as nossas empresas, reduzindo os custos da produção e aumentando nossos lucros.

Resposta 6: Independente de país, nível social e até mesmo religião, Deus é único, o mesm Deus que está conosco está no Iraque.